INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO/IHGP
Fundado em 7 de setembro de 1905
Declarado de Utilidade Pública pela Lei no 317, de 1909
CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 0xx83 3222-0513
CEP 58.013-080 - Rua Barão do Abiaí, 64 - João Pessoa-Paraíba

| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |

2005

ano do centenário

 

A preocupação maior para o ano 2005 foi estabelecer a programação para as comemorações do centenário de fundação do Instituto. Para tal a Diretoria se reuniu a fim estudar as várias propostas sugeridas por seus membros e por alguns associados.

Foram examinadas em princípio as carências do Instituto, suas necessidades para um melhor atendimento aos usuários, a atualização dos seus catálogos, informatização do restante do acervo da biblioteca, restauração do museu, climatização e pintura do prédio, e, principalmente, a instalação de um elevador.

A programação editorial foi delineada visando efetuar as seguintes publicações:

 

·         História do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – 2º Tomo;

·         Revista nº. 38, já editorada (a de nº. 37 encontra-se à espera de publicação no Serviço de Processamento Gráfico do Estado, desde 2003);

·         Guia Geral do acervo do IHGP, incluindo as obras raras, a Coleção Paraibana, jornais e revistas antigos, revistas internacionais, plaquetas, folhetos, discursos;

·         Memorial do Instituto devidamente atualizado;

·         Álbum histórico especial retratando a Paraíba e o Instituto Histórico.

 

Os Diretores sugeriram vários nomes de instituições a serem contatadas com o objetivo de patrocinarem a programação  editorial.   

Considerada de importância a instalação de um elevador para facilitar o acesso dos associados e convidados às sessões magnas dó Instituto no seu Salão Nobre do 3º andar, o Instituto formulou um projeto e o encaminhou à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, aguardando seu pronunciamento e atendimento.

Ao SEBRAE foi encaminhado um projeto para microfilmagem de documentos das épocas colonial, imperial e republicana, para masterizar em CDs; aguardamos o pronunciamento do seu superintendente, Dr. Carlos Batinga, que prometeu designar um Gestor Cultural para formalizar a execução do projeto.

Ficou estabelecido que durante a primeira semana de setembro haverá grande movimentação cultural no Instituto, que culminará, se possível, com a realização do IV Simpósio Nacional dos Institutos Históricos Brasileiros, com a realização de conferências, debates e comunicações sobre temas históricos nacionais e regionais.

A Diretoria autorizou o Presidente a promover gestões junto ao Estado e à Prefeitura de João Pessoa solicitando seu apoio financeiro para a realização do evento.   

Foi criada a Comissão de Imprensa com o objetivo de oferecer à mídia paraibana e nacional elementos de divulgação para o êxito das comemorações programadas para a primeira semana de setembro.

Mensalmente, a Diretoria se reuniu para tomar novas medidas visando o sucesso das comemorações.

Os projetos de restauração de telas e retratos da pinacoteca do Instituto foram executados pela Escola-Oficina de João Pessoa e pelos restauradores Fernando Diniz e Dulce Dias com absoluta êxito.

Os convênios de apoio financeiro em favor da preservação e manutenção do Instituto foram renovados com o Estado e a Prefeitura Municipal.

 

 

Produção cultural

 

AGUIAR, Wellington. João Pessoa – O Reformador

CARNEIRO, Joaquim Osterne. José Américo no contexto da pro-

           blemática da região semi-árida do Nordeste Brasileiro

GUIMARÃES, Luiz Hugo. Cláudio Santa Cruz Costa - Educador

LUCENA, Humberto Fonsêca de. As Raízes do Ensino em Araru-

           na

MEDEIROS, Manuel Batista de. Memória das Águas Moídas

PIMENTEL, Altamir de Alencar. Coco de Rodas

_____ Barca

_____ Boi de Reis

PORTO, Waldice. Íntimas do Íntimo

RAMOS, Adauto. Engenho Gargaú – Roteiro para sua História

_____ Inventário do Dr. Alexandre Rodrigues dos Anjos

_____ Isto é uma vergonha!!!

TARGINO, Itapuan Bôtto. Assim eu disse...

TERCEIRO NETO, Dorgival. Oswaldo Trigueiro de Albuquerque

          Mello, discurso de posse no IHGP

TRINDADE, Marcos Augusto. A Agricultura do Essencial

_____ Arquidiocese da Paraíba – 110 anos de Evangelização

ZENAIDE, Hélio Nóbrega. Ministro Oswaldo Trigueiro de Albu-

          querque Mello no centenário do seu nascimento

 

 

 

Noticiário do IHGP

 

■ ■ ■ Apesar de ter entrado no seu habitual recesso, o Instituto apenas não atendeu ao público usuário, permanecendo em atividade interna. Nessa fase de recesso foi feita total revisão dos arquivos e do acervo bibliotecário, com a atualização dos catálogos de discursos, plaquetas e informatização de informes.

 

■■■ Deu-se continuidade ao trabalho de restauração de 43 retratos da pinacoteca do Instituto, aos cuidados dos restauradores Fernando Diniz e Dulce Henriques.

 

■■■ Logo no dia 2 de janeiro, no Município de Alagoa Grande, foram prestadas homenagens ao seu ilustre filho Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, na passagem do centenário do seu nascimento. O Instituto foi representado pelo nosso sócio efetivo Hélio Nóbrega Zenaide, que na ocasião lançou uma plaqueta sobre aquele grande jurista e político, que governou a Paraíba.

 

■■■ Dia 9, em Areia (PB), nosso confrade Francisco Tancredo Torres representou o Instituto nas comemorações do Encontro de Engenheiros-agrônomos da turma de 1960 da Escola de Agronomia do Nordeste.

 

■■■ No dia 14, em sessão conjunta com a Academia Paraibana de Letras, o Instituto promoveu uma sessão especial para prestar homenagem ao Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, tendo falado sobre a ação política e cultural do homenageado o confrade Hélio Nóbrega Zenaide, pelo IHGP, e o consócio Joacil de Britto Pereira, pela Academia de Letras. Na ocasião, foi lançado livro de Hélio Zenaide Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello – no centenário do seu nascimento.

 

■■■ Nosso sócio efetivo Guilherme d’Avila Lins foi empossado, dia 25, como sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, juntamente com a confreira Esther Caldas Bertoletti.

 

■■■ Em 28 de janeiro, os associados Adauto Ramos e Luiz de Barros Guimarães foram empossados como sócios correspondentes do Instituto Arqueológico e Histórico Pernambucano.

 

■■■ Em apoio a essa movimentação, o confrade Dorgival Terceiro Neto lançou uma plaqueta com seu discurso de posse na Cadeira nº. 45 do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, ocorrida em 29 de janeiro de 1993, sobre o Ministro Oswaldo Trigueiro, que é o patrono de sua Cadeira.

 

■■■ Na mesma data, o consócio Flávio Sátiro Fernandes foi empossado como Corregedor do Tribunal de Contas do Estado.

 

■■■ O confrade Wellington Aguiar fez a apresentação do livro A República das Elites, de autoria do escritor Agassiz Almeida, lançado dia 18 na sede da Fundação Casa de José Américo.

 

■■■ No dia 24 de fevereiro foi criado o Instituto de Estudos Políticos, Sociais e Econômicos, em homenagem ao ex-associado Abelardo Jurema.

 

■■■ Na passagem do centenário da fundação do Rotary International, em  25 de fevereiro, o Instituto promoveu uma sessão extraordinária bastante concorrida para homenagear os rotarianos pela significativa data.

 

■■■ Dia 25 de fevereiro, o consócio Guilherme Gomes da Silveira d’Ávila Lins em sessão festiva foi empossado sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

 

■■■ Os consócios Joacil Pereira e Ascendino Leite foram empossados como sócios correspondentes da Academia Pernambucana de Letras.

 

■■■ O Instituto adquiriu mais um computador para complementar seu setor de informática.

 

■■■ Nosso sócio correspondente Roberto Mendonça, residente no Amazonas, lançou em Manaus o livro de sua autoria L. Ruas – itinerário de uma vocação.

 

■■■ No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a confreira Balila Palmeira foi homenageada pela Câmara Municipal de João Pessoa, que lhe outorgou a Medalha “Cidade de João Pessoa”. Em igual homenagem, no dia 11, a Assembléia Legislativa da Paraíba, que lhe concedeu a Medalha “Augusto dos Anjos”, por ter fundado a Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba.

 

■■■ Nosso sócio correspondente Carlos Humberto P. Corrêa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, lançou com grande repercussão o livro História de Florianópolis Ilustrada, de sua autoria.

 

■■■ Em março, dia 18, nosso confrade Altimar de Alencar Pimentel tomou posse como associado efetivo da Academia Paraibana de Letras, onde passou a ocupar a Cadeira nº. 1, cujo patrono é o poeta Augusto dos Anjos. Foi saudado pelo confrade Joacil de Britto Pereira.

 

■■■ No dia 8 de abril, em solenidade festiva, foi empossado como novo membro efetivo do Instituto, o professor Francisco de Sales Gaudêncio, que passou a ocupar a cadeira nº. 27, vaga com o falecimento da historiadora Rosilda Cartaxo. Foi saudado pela historiadora Rosa Maria Godoy Silveira.

 

■■■ Também no dia 8 ocorreu a estréia da peça Olga Benário Prestes, de autoria do confrade Joacil de Britto Pereira, dirigida por Fernando Teixeira. A peça foi premiada em concurso nacional promovido pela Prefeitura da Cidade Recife.

 

■■■ Nosso sócio correspondente em Alagoas, historiador Douglas Apprato Tenório, vice-presidente do Instituto daquele Estado, esteve em visita ao IHGP.

 

■■■ O historiador Guilherme d’Avila Lins foi eleito sócio correspondente do Instituto Arqueológico e Histórico Pernambucano.

 

■■■ Foram eleitos sócios correspondentes do IHGP os historiadores Francisco Tomasco de Albuquerque, presidente do Instituto de Niterói, e Adauto Leitão de Araújo Jr., de Fortaleza, CE.  

 

■■■  Dia 23, em Belo Horizonte, o historiador Itapuan Bôtto Targino foi empossado como sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

 

■■■ O confrade José Octávio de Arruda Mello recebeu o título de cidadão do município de Alagoa Nova, PB, no dia 25.

 

■■■ No dia 29 de abril, na Subsecretaria de Cultura do Estado, foram lançados três livros sobre assuntos folclóricos de autoria do consócio Altimar de Alencar Pimentel: Barca, Boi de Reis e Coco de Roda.

 

■■■ Também em abril, no auditório da Fundação da Casa de José Américo, foi lançado o livro do consócio Humberto Fonsêca de Lucena intitulado As Raízes do Ensino em Araruna, que foi apresentado pelo acadêmico Ronaldo Cunha Lima. O lançamento livro teve excelente repercussão, merecendo a consignação de voto de aplauso em ata da Assembléia Legislativa do Estado.

 

■■■ Nossa confreira Ivanilde Baracho de Alencar lançou, em Campinas, SP, seu sexto livro da “Coleção Amores que ficaram na História”, este com o título Romanceiro de Páris e Helena.

 

■■■ A Editora da Universidade de Goiás lançou, dia 26 de abril, o livro de história Semeadores de Futuros, de autoria do nosso sócio correspondente José Mendonça Teles, atual Presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

 

■■■ No Rio de Janeiro, foi feito o lançamento do volume VI da Iconografia e Bibliografia dos Titulares do Império, cobrindo as letras L a N, de autoria do confrade Victorino Chermont de Miranda.

 

■■■ Em Natal, foi lançado o livro Os Barões de Ceará-Mirim e Mipibu, de autoria do nosso sócio correspondente Olavo de Medeiros Filho.

 

■■■ O Reitor do Centro Universitário de Educação de João Pessoa, nosso sócio honorário, Marcos Augusto Trindade, lançou seu novo livro intitulado A Agricultura do Essencial, uma homenagem a vida e obra do engenheiro-agrônomo José Augusto Trindade, pai do autor.

 

■■■ No dia 7 de maio realizou-se assembléia geral extraordinária para aprovar o novo Estatuto e Regimento Interno, objetivando sua adaptação aos novos dispositivos do Código Civil.

 

■■■ O Presidente do IHGP, em audiência com o Reitor Rômulo Soares Polari, da Universidade Federal da Paraíba, renovou o convênio de intercâmbio já existente, assegurando a edição de publicações do Instituto através da Editora Universitária.

 

■■■ No dia 13 de maio, na sede do Instituto, foi lançado o livro de poesias da confreira Waldice Mendonça Porto, nossa primeira Secretária, com o título Íntimas do Íntimo, o qual foi apresentado pelo consócio Guilherme Gomes d’Avila Lins.

 

■■■ Na mesma data, foi prestada homenagem ao consócio Luiz Hugo Guimarães pela passagem do seu octogésimo aniversário natalício, sendo saudado pelo historiador Dorgival Terceiro Neto.

 


Laís
Laís, esposa do homenageado, entrega-lhe um Certificado de Reconhecimento.

 

■■■ Em audiência especial com o prefeito de João Pessoa, Dr. Ricardo Vieira Coutinho, o presidente Luiz Hugo Guimarães firmou convênio de ajuda financeira com aquela entidade visando apoiar as atividades do IHGP.

 

■■■ Igual convênio foi firmado entre o presidente do Instituto e o professor Neroaldo Pontes de Azevedo, Secretário da Educação e Cultura do Estado.

 

■■■ Nosso confrade Arno Wehling foi empossado no Rio de Janeiro como Reitor da Universidade Gama Filho.

 

■■■ O professor Francisco de Sales Gaudêncio, nosso associado efetivo, foi expositor no Curso História promovido pela Universidade Federal do Amapá, onde abordou o tema Educação e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural.

 

■■■ Dia 19 de maio, o consócio Flávio Sátiro Fernandes recebeu na Assembléia Legislativa do Estado a mais alta condecoração da Assembléia,  que  lhe outorgou a Medalha “Epitácio Pessoa”.

 

■■■ Na cidade de Areia, dia 18, foi comemorada a data da sua emancipação política, tendo o confrade Francisco Tancredo Torres discursado sobre a história daquele importante município do brejo paraibano, representando o Instituto.

 

■■■ A Prefeitura Municipal de Lucena promoveu dia 25 a Semana Cultural “Américo Falcão”, tendo a confreira Martha Falcão proferido conferência sobre o grande poeta nascido em Lucena. O Instituto Histórico foi homenageado pela passagem do centenário de sua fundação, tendo falado o presidente Luiz Hugo Guimarães. Ao final da sessão o prefeito Antônio Monteiro condecorou os associados Luiz Hugo Guimarães e Martha Falcão com a Medalha de Ouro “Américo Falcão”.

 

■■■ Em 10 de maio, nosso sócio correspondente Arno Wehling, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomou posse como sócio efetivo da Academia Brasileira de Educação, no Rio de Janeiro.

 

■■■ O confrade Itapuan Bôtto Targino lançou dia 30, no Centro Cultural da Federação das Indústrias, em João Pessoa, seu novo livro intitulado Assim eu disse...

 

■■■  O Boletim Informativo do Instituto, que é editado desde 1993, mereceu moção de aplauso da Assembléia Legislativa do Estado, por proposta do Deputado Rodrigo Soares.

 

■■■ Em junho, durante a Semana Cultural promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Rita, foram conferencistas os consócios Marcus Odilon Ribeiro Coutinho e Guilherme d’Avila Lins, os quais falaram sobre os temas Santa Rita – A pioneira na economia privada da Paraíba (Engenho de Santo André) e Santa Rita no contexto histórico e cultural, respectivamente.

 

■■■ Nosso sócio honorário Marcos Augusto Trindade lançou o livro Agricultura do Essencial, sobre o engenheiro-agrônomo José Augusto Trindade, pai do autor.

 

■■■ No Rio de Janeiro, nosso sócio correspondente Victorino Chermont de Miranda lançou o VI volume da Iconografia e Bibliografia dos Titulares do Império.

 

■■■ Em Goiás, nosso sócio correspondente José Mendonça Teles lançou seu livro Semeadores de Futuros.

 

■■■ Professor José Pereira Lins, nosso conterrâneo residente em Dourados, Mato Grosso do Sul, dia 17 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UNIGRAN.

 

■■■ Os confrades Itapuan Bôtto Targino, Wellington Aguiar e José Octávio de Arruda Mello foram eleitos sócios correspondentes do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

 

IHGP■■■ O Atelier de Conservação e Restauração, com a participação do Governo do Estado através do Fundo de Incentivo Cultural “Augusto dos Anjos”, concluiu o trabalho de restauração de 43 retratos e paisagens da pinacoteca do Instituto. A equipe técnica do Atelier é constituída por Fernando Diniz (coordenador), Dulce Henrique, Álvaro Neves e Sidney Azevedo.

 

■■■ Foram eleitos sócios correspondentes do IHGP o General de Divisão Aureliano Pinto de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, e o jornalista e empresário conterrâneo Jonas Leite Chaves, residente em Curitiba, Paraná.

 

■■■ Dia 21 o confrade Ascendino Leite foi homenageado pela passagem dos seus  90 anos de idade, em concorrida sessão especial a que compareceram acadêmicos e historiadores locais e de outros Estados.

 

■■■ A 29 de junho faleceu em João Pessoa o historiador Cláudio Santa Cruz Costa, que ocupava a cadeira nº 13 do IHGP, que tem como Patrono o engenheiro Francisco Retumba.

 

■■■ Nosso Secretário Geral Adauto Ramos lançou duas plaquetas: Isto é uma vergonha !!! e Engenho Gargaú – Roteiro para a sua História.

 

■■■ O Acadêmico Manuel Batista de Medeiros lançou, pela Editora Unipê, o livro Memórias das Águas Moídas, por ocasião da passagem dos 80 anos de seu natalício.

 

■■■ Em Campina Grande foi lançado o livro Irinêo Joffily – Primeiro Centenário da Morte, de autoria de Geraldo Irineu Joffily, numa edição do UNIPÊ, Academia de Letras de Campina Grande e Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

■■■ O Instituto firmou carta de intenção com a firma ARQUIVO DIGITAL visando microfilmar e digitalizar todo o acervo documental e da biblioteca.

 

■■■ O consócio Luiz Hugo Guimarães foi homenageado pelo Rotary International durante a Conferência Distrital realizada no Recife pelos serviços voluntários prestados àquela instituição por mais de 50 anos.

 

■■■ Faleceu na cidade do Natal nosso sócio correspondente Olavo de Medeiros Filho, um dos maiores historiadores do Rio Grande do Norte.

 

■■■ No dia 22 de julho, em sessão especial, foi prestada homenagem póstuma ao ex-associado Cláudio Santa Cruz Costa, recentemente falecido. Na ocasião foi lançada uma plaqueta de autoria do confrade Luiz Hugo Guimarães.

 

■■■ Na tradicional homenagem anualmente prestada na data da morte do Presidente João Pessoa, ocorrida no dia 26 de julho, nosso consócio Wellington Aguiar lançou seu livro João Pessoa – o Reformador, o mais completo trabalho de pesquisa sobre o grande Presidente.

 

■■■ A Diretoria do IHGP permaneceu em reunião permanente durante o mês de julho para ultimar as providências visando a comemoração do centenário do Instituto.

quadro social geral



QUADRO SOCIAL GERAL


SÓCIOS EFETIVOS


 

         Registramos, a seguir, devidamente atualizado, o Quadro de Associados Efetivos do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, cujo ingresso se iniciou no ano de 1906.

 

 

Nome do Sócio

Data do Ingresso

José Rodrigues de Carvalho

04.03.1906

Abdon Felinto Milanez

04.03.1906

Oscar Eugênio Soares

21.03.1906

Graciliano Fontino Lordão, cel.

04.05.1906

Alcebíades Enrique da Silva

11.08.1906

Isidro Leite Ferreira de Araújo

11.08.1906

Affonso Joaquim Teixeira

11.08.1906

Antônio Jayme Seixas, ten-cel.

11.08.1906

Álvaro Cezar, padre

11.08.1906

Miguel Raposo

11.08.1906

Adolpho Costa da Cunha Lima

11.08.1906

Arthur dos Anjos

28.08.1906

Américo Falcão

28.08.1906

Mariano Rodrigues Pinto, cel.

07.10.1906

Octacílio de Albuquerque

07.10.1906

Aristides Mascarenhas, cap.ten.

04.11.1906

Antônio Massa

17.02.1907

Augusto Gomes e Silva, cel.

17.02.1907

Trajano Américo Caldas Brandão

20.09.1908

Leonardo Smith de Lima

21.03.1909

Augusto dos Anjos

21.03.1909

Antônio Bernardino dos Santos Neto

21;03.1909

José Ferreira de Novaes

21.03.1909

João Carneiro Monteiro

03.03.1910

Manoel Deodato Henrique de Almeida

07.08.1910

Irineu Joffily

07.08.1910

Honório Lopes Machado, major

21.08.1910

Celso Mariz

18.09.1910

Trajano Américo de Caldas Brandão

20.09.1910

João Lopes Machado

02.10.1910

Ascendino Cunha

02.10.1910

Mathias Freire, padre

02.10.1910

Isaac Modesto Lopes de Lima Barros, ten.

02.10.1910

Edmundo Coelho de Alverga

16.10.1910

Isaac Leão Pinto

20.11.1910

Francisco Camilo de Holanda

19.02.1911

Antônio Simeão dos Santos Leal

19.02.1911

Prudêncio Cotegipe Milanez

19.02.1911

Antônio Baptista Neiva de Figueiredo

12.03.1911

José Américo de Almeida

18.06.1911

Álvaro Pereira de Carvalho

18.05.1913

Octávio Celso de Novaes

18.05.1913

Celso Mariz

19.10.1913

Florentino Barbosa Leite Ferreira

05.04.1914

João Alcides Bezerra Cavalcanti

24.05.1914

Miguel Santa Cruz de Oliveira

11.11.1914

José Gomes Coelho

11.11.1914

Manoel Xavier da Cunha Pedrosa

16.05.1915

Francisco Severiano de Figueiredo Mons.

15.08.1915

Nicodemus da Costa Neves, padre

15.08.1915

Genésio de Andrade

19.11.1916

Ignácio de Almeida

04.03.1917

Pedro Anísio Bezerra Dantas, padre

04.03.1917

José de Lima Vinagre

31.05.1917

João Baptista Milanez, Cônego

28.07.1917

Francisco de Assis e Silva

28.03.1920

Carlos Dias Fernandes

27.02.1921

Eliseu de Barros Maul

00.00.1921

Eudésia de Carvalho Vieira Jardim

03.05.1922

João da Matta Correia Lima

00.00.1923

Joaquim Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

14.06.1923

Simão Patrício da Costa Neto

15.02.1925

Paulo Bougard de Magalhães

14.07.1925

João Olyntho do Rego

30.08.1925

Manoel Simplício Paiva

00.00.1926

Nelson Portilho, ten.                     

10.07.1926

Adhenar Victor de Menezes Vidal

14.07.1926

Anthenor de França Navarro

14.07.1926

Pedro Baptista Guedes

22.05.1927

José d’Avila Lins

12.12.1928

Antônio de Aguiar Bôtto de Menezes

22.09.1929

Estevam Dionysio d’Avila Lins, cel.

23.09.1929

José Baptista de Mello

28.06.1931

João de Deus Mindello da Cruz, cônego

05.08.1931

João Ribeiro da Veiga Pessoa Jr.

11.10.1931

Josa Magalhães

20.03.1932

Antônio d’Avila Lins

20.03.1932

João da Costa Palmeira, cap.

07.09.1934

François Leon Rodrigues Clerot

07.04.1935

Maurício de Medeiros Furtado

01.06.1935

Durwal Cabral de Almeida e Albuquerque

01.06.1935

Raymundo Pimentel Gomes

01.06.1935

Hortêncio de Souza Ribeiro

10.05.1936

Carlos de Gouveia Coelho, padre

14.06.1936

Alice de Azevedo Monteiro

19.07.1936

Analice Caldas de Barros

19.07.1936

Braz da Costa Baracuhy

23.08.1936

Beatriz Ribeiro da Silva

23.08.1936

Olivina Olívia Carneiro da Cunha

23.08.1936

Horácio de Almeida

23.08.1936

Francisco Lima, padre

23.08.1936

Luiz da Silva Pinto

20.06.1937

Apolônio Carneiro da Cunha Nóbrega

06.04.1938

Albertina Correia Lima

06.04.1938

Raul Cavalcanti de Góes

07.09.1938

Lylia Guedes

09.07.1939

Cleantho de Paiva Leite

14.04.1940

Abelardo de Araújo Jurema

09.03.1941

Antônio da Rocha Barreto

15.06.1941

Miguel Falcão de Alves

24.08.1941

João Henrique da Silva

24.08.1941

Octacílio Nóbrega de Queiroz

28.05.1944

Mário da Cunha Raposo

26.11.1944

Clóvis dos Santos Lima

27.05.1945

José Leal Ramos

10.03.1946

Francisco de Assis Vidal Filho

26.05.1946

João Santos Coelho Filho

28.07.1946

João Lélis de Luna Freire

28.07.1946

Aníbal Victor de Lima e Moura

28.07.1946

Oscar de Oliveira Castro

15.11.1947

Lauro Pires Xavier

20.03.1948

Francisco Hugo Almeida de Lima e Moura

28.05.1955

José Pedro Nicodemos

27.10.1956

Sebastião de Azevedo Bastos

26.04..1958

Afonso Pereira da Silva

31.05.1958

Deusdedit de Vasconcelos Leitão

22.11.1962

Cláudio Santa Cruz Costa

28.03.1963

Newton Nobre de Lacerda

05.06.1964

Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega

23.10.1964

Wilson Nóbrega Seixas

15.03.1965

Reinaldo de Oliveira Sobrinho

23.04.1965

Alfredo Carlos Schmalz

14.08.1965

Heronides Alves Coelho Filho

18.05.1967

Joffre Borges de Albuquerque

09.06.1967

Wilma dos Santos Cardoso Monteiro

06.10.1967

Sebastião Sinval Fernandes

10.08.1968

Archimedes Cavalcanti

03.12.1969

Antônio Tancredo de Carvalho

04.03.1971

Antônio Victoriano Freire

26.05.1971

José Fernandes de Lima

18.08.1971

Ernani Ayres Sátiro e Sousa

04.11.1971

Joacil de Brito Pereira

31.05.1972

José Octávio de Arruda Mello

09.11.1972

Eurivaldo Caldas Tavares, cônego

20.12.1974

Rosilda Cartaxo

31.07.1975

Eduardo Martins da Silva

22.11.1975

Carmen Coelho de Miranda Freire

17.08.1976

Waldice Mendonça da Silva Porto

27.10.1976

Laudimiro Leite de Almeida

02.02.1977

Sabiniano Alves do Rego Maia

18.03.1977

Maurílio Augusto de Almeida

08.06.1977

Domingos de Azevedo Ribeiro

22.08.1978

Teresinha de Jesus Ramalho Pordeus

10.09.1978

Aurélio Moreno de Albuquerque

20.10.1978

Hélio Nóbrega Zenaide

22.03.1980

Humberto Cavalcanti de Mello

04.12.1980

Marcus Odilon Ribeiro Coutinho

20.11.1981

Altamir Cleto Milanez Pinto

23.07.1982

Aécio Vilar de Aquino

29.07.1983

José Elias Barbosa Borges

12.08.1983

Oswaldo Trigueiro do Valle

04.08.1984

Flávio Sátiro Fernandes

14.12.1984

Diana Soares Galliza

25.05.1985

Fernando Melo do Nascimento

24.05.1986

Maria de Fátima Araújo Gurgel

13.12.1986

Glauce Maria Navarro Burity

17.12.1988

Wellington H. Vasconcelos de Aguiar

18.01.1991

Ascendino Leite

23.03.1991

Amaury de Araújo Vasconcelos

07.06.1991

Luiz Hugo Guimarães

23.08.1991

Adauto Ramos

25.10.1991

Maria Balila Palmeira

10.04.1992

Dorgival Terceiro Neto

29.01.1993

Luiz Augusto da Franca Crispim

28.05.1993

Manoel Batista de Medeiros

18.06.1993

Péricles Vitório Serafim

23.07.1993

Adailton Coelho Costa

10.09.1993

José Rafael de Menezes

29.04.1994

Nivalson Fernandes de Miranda

10.05.1996

Itapuan Bôtto Targino

18.07.1996

Humberto Fonsêca de Lucena

19.02.1999

Martha Maria Falcão de Carvalho Moraes e Santana

26.03.1999

Guilherme Gomes da Silveira d’Avila Lins

09.07.1999

Joaquim Osterne Carneiro

16.06.2000

Rosa Maria Godoy Silveira

25.08.2000

Nelson Coelho da Silva

16.02.2001

Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

23.03.2001

Luiz de Barros Guimarães

16.08.2002

Altimar de Alencar Pimentel

22.11.2002

Evandro Dantas Nóbrega

27.06.2003

Francisco Tancredo Torres

19.09.2003

Adylla Rocha Rabelo

05.12.2003

Francisco de Sales Gaudêncio

08.04.2005


 

 

Sócios honorários

 

José Targino Maranhão

João Pessoa (Pb)

Marcos Augusto Trindade

João Pessoa (Pb)

 



sócios honorários falecidos

 

Alfredo de Toledo

São Paulo

Barão de Homem Melo

Rio de Janeiro

Bernardino José de Souza

Paraíba

Carlos Cyrillo Júnior

São Paulo

Celso Mariz

Paraíba

Domingos Jaguaribe

São Paulo

Edmundo Krug

São Paulo

Gentil de Assis Moura

Paraíba

Gilberto Freyre

Pernambuco

João Lyra Filho

Rio de Janeiro

João Lopes Machado

Paraíba

João Pedro Cardoso

São Paulo

João Rodrigues Coriolano de Medeiros

Paraíba

José Américo de Almeida

Paraíba

José Arthur Boiteux

Paraíba

José Carlos Macedo Soares

Rio de Janeiro

Ludgero Castro, cel.

São Paulo

Mário Moacyr Porto

Paraíba

Marquês de Paranaguá

Rio de Janeiro

Santino Maria da Silva Coutinho

Paraíba

Theodoro Sampaio

São Paulo

Viriato Correia

Rio de Janeiro

 

 


Sócios beneméritos

 

Antônio de Souza Sobrinho

João Pessoa (Pb)

Carlos Alberto Pinto Mangueira

João Pessoa (Pb)

Dorgival Terceiro Neto

João Pessoa (Pb)

Francisco Xavier Monteiro da Franca

João Pessoa (Pb)

Hilton Antônio Costa de Oliveira

João Pessoa (Pb)

João Claudino Fernandes

Teresina (Pi)

Lafayette Coutinho Torres

João Pessoa (Pb)

Neroaldo Pontes de Azevedo

João Pessoa (Pb)

Ruy Barreira Vieira

João Pessoa (Pb)

Samuel Augusto Alves Corrêa

Brasília (Df)


 

 

sócios beneméritos falecidos

 

Adauto Aurélio de Miranda Henriques

João Pessoa

Álvaro Lopes Machado

João Pessoa

Argemiro de Figueiredo

Campina Grande

Damásio Barbosa da Franca

João Pessoa

Domício Gondim

Rio de Janeiro

Florentino Barbosa

João Pessoa

Humberto Coutinho de Lucena

João Pessoa

João Agripino Maia Filho

João Pessoa

Tarcísio de Miranda Burity

João Pessoa

Walfredo dos Santos Leal

Areia




SÓCIOS CORRESPONDENTES BRASILEIROS

Abrahim Sena Baze

Manaus, AM

Adauto Leitão de Araújo Jr.

Fortaleza, CE

Adelino Brandão

Jundiaí, SP

Adilson César

Sorocaba, SP

Adirson Vasconcelos

Brasília, DF

Affonso Deodoro dos Santos

Brasília, DF

Alberto Martins da Silva

Brasília, DF

Alceu Maron

Paranaguá, PR

Ângelo Longo

Niterói, RJ

Antônio Eugênio de Azevedo Taulois

Petrópolis, RJ

Arivaldo Silveira Fontes

Rio de Janeiro, RJ

Arlindo dos Santos Porto

Manaus, AM

Arno Wehling

Rio de Janeiro, RJ

Armando Souto Maior

Recife, PE

Aureliano Pinto de Moura

Rio de Janeiro, RJ

Braz Francisco Raul Pepe

Rio de Janeiro, RJ

Carlos Humberto P. Corrêa

Florianópolis, SC

Célia Camará Ribeiro

Niterói, RJ

Cláudio Moreira Bento, Cel.

Resende, RJ

Consuelo Pondé Sena

Salvador, BA

Cybelle Moreira de Ipanema

Rio de Janeiro, RJ

Douglas Apprato Tenório

Maceió, AL

Douglas Michalany

São Paulo, SP

Edomir Martins de Oliveira

São Luís, MA

Elizabeth Madureira de Siqueira

Cuiabá, MT

Enélio Lima Petrovich

Natal, RN

Esther Caldas Bertoletti

Rio de Janeiro, RJ

Expedito Ramalho de Alencar

Campinas, SP

Fernando Whitaker da Cunha

Rio de Janeiro, RJ

Francisco Teotônio da Luz Neto

Brasília, DF

Frederico Pimentel Gomes

Piracicaba, SP

Gabriel Bittencourt

Vitória, ES

Geraldo Mártires Coelho

Belém, PA

Guaracy de Castro Nogueira

Itaúna, MG

Hélio César Costa

Resende, RJ

Herbert Sardinha Pinto

Belo Horizonte, MG

Hernâni Donato

São Paulo, SP

Ivanilde Baracho de Alencar

Campinas, SP

Jali Meirinho

Florianópolis, SC

Jayme Lustosa de Altavila

Maceió, Al

Jerônimo Vingt-un Rosado

Mossoró, RN

João Ribeiro da Silva

Rio de Janeiro, RJ

Jonas Leite Chaves

Curitiba, PR

Jorge Alencastro de Oliveira Jr.

Porto Alegre, RS

José Alberto N. G. Monteiro

Cuiabá, MT

José Antônio de Ávila Sacramento

São João del Rey,Mg

José Borges de Sales

Fortaleza, CE

José Gláucio Veiga

Recife, PE

José Ibarê Costa Dantas

Aracaju, SE

José Luiz Mota Menezes

Recife, PE

José Mendonça Teles

Goiânia, GO

José Pereira Lins

Dourados, MS

José Soares de Sousa

Aracaju, SE

Laís Medeiros Garcia de Lima

São João del Rey,Mg

Lauro Grein Filho

Curitiba, PR

Leda Boechat Rodrigues

Rio de Janeiro, RJ

Lylia Guedes

Cuiabá, MT

Luís Alberto Cibils

Porto Alegre, RS

Luiz de Castro Souza

Rio de Janeiro, RS

Manuel Eduardo Pinheiro Campos

Fortaleza, CE

Maria Thetis Nunes

Aracaju, SE

Melquíades Pinto Paiva

Rio de Janeiro, RJ

Miguel Augusto Gonçalves de Souza

Belo Horizonte, MG

Miridan Brito Knox Falci

Rio de Janeiro, RJ

Neivo Ângelo Fabris

Getúlio Vargas, RS

Nelly Martins Ferreira Candeias

São Paulo, SP

Neusa Fernandes

Rio de Janeiro, RJ

Ney da Silva Oliveira

Rio de Janeiro, RJ

Nyvaldo Guimarães Macieira

São Luís, MA

Odilon Nogueira Matos

Campinas, SP

Olavo de Medeiros Filho

Natal, RN

Ormando de Morais

Vitória, ES

Paulo Ayrton de Araújo

Fortaleza, CE

Paulo Fernandes de Araújo

Fortaleza, CE

Paulo Pitaluga Costa e Silva

Cuiabá, MT

Pedro de Orleans e Bragança

Petrópolis, RJ

Reinaldo José Carneiro Leão

Recife, PE

Roberto Machado de Carvalho

Itu, SP

Salvador Mata e Silva

Niterói, RJ

Sebastião Moreira Duarte

São Luís, MA

Syllas Agostinho Ferreira

Belo Horizonte, MG

Tarcísio Dinoá Medeiros

Brasília, DF

Tobias Pinheiro

Rio de Janeiro, RJ

Victorino C. Chermont de Miranda

Rio de Janeiro, RJ

Wolmar Olympio Nogueira Borges

Belo Horizonte, MG

Yêdda Pinheiro Borzacov

Porto Velho, RO



 

SÓCIOS CORRESPONDENTES ESTRANGEIROS

Benjamin Nicolas Teensma

Holanda

Giuseppe Leonardi

Itália

D. Marcus Noronha da Costa

Portugal

 

 

 

EX-SÓCIOS CORRESPONDENTES

A

 

 

 

Adalberto R. da Silva Rocha

Paraíba

Afonso A. de Freitas

Paraíba

Affonso Campos

Paraíba

Affonso Costa

Bahia

Affonso de Escragnolle Taunay

São Paulo

Agripino Trigueiro Castelo Branco

-

Agostín Venturino

Chile

Alcides Bezerra (veja João)

Rio de Janeiro

Alfredo Brandão

Pernambuco

Alfredo Jader de Carvalho Neves, 2º ten.

Rio Gde. do Sul

Alice Gardé Venturino

Chile

Aloysio de Carvalho

Bahia

Amâncio Pereira

Paraíba

Amaro Soares Quintas

Pernambuco

Adalberto Pereira

Pernambuco

Aníbal Falcão Lima

Alagoas

Aníbal Matos

Minas Gerais

Antônio Antídio de Azevedo

Rio Gde.do Norte

Antônio de Araújo Aragão Bulcão

Bahia

Antônio Augusto Correia Lima

Paraíba

Antônio Baião

Portugal

Antônio Carlos Simoens da Silva

Rio de Janeiro

Antônio Carneiro da Rocha, Conselheiro

Bahia

Antônio Egydio Martins

São Paulo

Antônio Feitosa Ferreira Ventura

Paraíba

Antônio Gomes de Araújo, Pe.

Ceará

Antônio Gomes de Arruda Barreto, cel.

Paraíba

Antônio Joaquim de Souza Carneiro

Bahia

Antônio Olynto S. Pinto

Rio de Janeiro

Antônio Rolim, Frei

Rio de Janeiro

Antônio Xavier de Farias

Paraíba

Artur Orlando da Silva

Paraíba

Ataliba Nogueira

São Paulo

Augusto Pergentino Maia

Paraíba

Augusto de Siqueira Cardoso

São Paulo

Augusto Tavares de Lira

Rio Gde.do Norte

Aurélio de Lyra Tavares, gen.

Rio de Janeiro

Aziz Elihimas

Pernambuco

 

 

B

 

 

 

Barão de Studart

Ceará

Benedito Calixto de Jesus

São Paulo

Benjamin Baptista Lins de Albuquerque

Paraná

Bernardino José de Souza

Rio de Janeiro

Braz do Amaral

Bahia

Bruno Alves da Silva Lobo

Rio de Janeiro

 

 

C

 

 

 

Cândido Costa

Rio de Janeiro

Camilo Destruge

Equador

Carlos Pereira da Costa

Pernambuco

Carlos Xavier Paes Barreto

Espírito Santo

Carolina Michaelis de Vasconcelos

Portugal

Celso Muniz

Paraíba

Cláudio Ribeiro Lessa

Rio de Janeiro

Craveiro Costa

Alagoas

 

D

 

 

 

Delmiro Pereira de Andrade, gen.

Rio de Janeiro

Demócrito de Castro e Silva

São Paulo

Diógenes Caldas

Rio de Janeiro

Diogo de Morais

Alagoas

 

 

E

 

 

 

Edgard Roquette Pinto

Rio de Janeiro

Edmundo Krug

São Paulo

Eduardo de Castro Almeida

Portugal

Elias Montalvão do Rosário

Sergipe

Emílio Fernandes de Souza Docca, major

Rio Gde. do Sul

Epiphanio da Fonseca Dória

Sergipe

Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque

Rio de Janeiro

Epitácio da Silva Pessoa

Rio de Janeiro

Ermelino A. de Leão

Paraná

Ernesto de Vasconcelos

-

Estevam Mendonça

Mato Grosso

Etiene Ignácio Brasil

-

Eudes de Luna Freira Correia de Barros

Rio de Janeiro

 

 

F

 

 

 

F. Oliveira Viana

Rio de Janeiro

Felizardo Leite Ferreira

Paraíba

Fenelon Ferreira da Nóbrega

Paraíba

Fidelino Figueiredo

Portugal

Flávio Guerra

Pernambuco

Florentino Barbosa, Pe.

Paraíba

Florentino de Menezes Telles

Sergipe

Francisco Augusto Pereira da Costa

Pernambuco

Francisco Borges de Barros

Bahia

Francisco Fernandez de Bittencourt

Espanha

Frei Gaspar de Montes

São Paulo

Francisco Mendes Pimentel

Minas Gerais

Francisco Moreno Brandão

Alagoas

Francisco de Sá Benevides

Paraíba

Francisco I. Xavier de Moura

São Paulo

Francisco Xavier de Vasconcelos Pedrosa

Rio de Janeiro

Frederico C. Carneiro Monteiro

Paraíba

Frederico Mistral

Chile

 

 

G

 

 

 

Gaspar Regueira Costa

Paraíba

Genézio Crinaldo Gambarra

Paraíba

Gentil de Assis Moura

São Paulo

Gilberto Osório de Andrade

Pernambuco

Gratuliano da Costa Brito

Rio de Janeiro

Gregório Thaumaturgo de Oliveira

Rio de Janeiro

Gudesteu Pires

Minas Gerais

 

 

H

 

 

 

Heliodoro Pires

Paraíba

Hélio Viana

Rio de Janeiro

Heretiano Zenaide

Paraíba

Heráclito Amâncio Pereira

Espírito Santo

Hildebrando de Melo, monge

Pernambuco

Humberto de Queiroz

São Paulo

Hygino Sobreira Rolim

-

 

 

I

 

 

 

Ignácio de Almeida, Pe.

Rio de Janeiro

Ignácio Etiene Brasil

Rio de Janeiro

Inaldo Lira Neves Manta

Rio de Janeiro

 

 

J

 

 

 

Jerônimo Lopes Ayala, conde de Cedillo

Espanha

João Albano Mendes de Sousa

São Paulo

João Alcides Bezerra Cavalcanti

Rio de Janeiro

João B. Rigueira Costa

Pernambuco

João Batista Lins Albuquerque

Paraíba

João Batista Perdigão de Oliveira

Ceará

João Batista Pinto Ramalho

Paraíba

João Cruz, Pe.

Paraíba

João Florentino M. Vasconcelos

São Paulo

João Capistrano de Abreu

Rio de Janeiro

João Fulgêncio de Lima Mindelo

Rio de Janeiro

João Gonçalves Coelho Lisboa

Rio de Janeiro

João Grave

Portugal

João Maximiano F.

Rio de Janeiro

João Nepomuceno Torres

Bahia

João de Oliveira

Ceará

João Orlando da Silva

Paraíba

João Pandiá Calógeras

Rio de Janeiro

João da Silva Guimarães Barreto

Rio de Janeiro

João Vieira Carneiro

Paraíba

Joaquim Diniz, Pe.

Paraíba

Joaquim Estanislau de Medeiros Filho

Paraíba

Joaquim Herculano de Figueiredo

Paraíba

Joaquim Lobo de Macedo

-

Joaquim de Medeiros Filho

Paraíba

Joaquim do Rego Magalhães

Bahia

Jonathas Barreto, cel.

Rio de Janeiro

João Emerenciano

Pernambuco

Jorge Machado

Rio de Janeiro

José Alexandre de Mello Moraes Filho

Paraíba

José Alves de Figueiredo Filho

Rio de Janeiro

José Alves Trigueiro Filho

Paraíba

José de Anchieta Guedes

Rio de Janeiro

José de Andrade

Brasília

José Bonifácio de Andrada Silve

Rio de Janeiro

José Campelo de Albuquerque Galvão

Paraíba

José de Castro Medeiros Sobrinho

Paraíba

José Edilberto Coutinho

Rio de Janeiro

José Duarte Dantas

Rio de Janeiro

José Fábio da Costa Lyra

Paraíba

José Fernandes Vieira

Paraíba

José Figueiredo Filho

Ceará

José Joaquim do Rego Barros

Paraíba

José Francisco da Rocha Pombo

Rio de Janeiro

José Gomes de Sá, cel.

Paraíba

José Joffily Bezerra de Melo

Rio de Janeiro

José Maria Guimarães Moura, major

Rio de Janeiro

José Marcos dos Santos

Pará

José Paulino Duarte, cônego

Paraíba

José Pereira Rego Filho

-

José Pereira Sampaio (Bruno)

Portugal

José Veríssimo

Rio de Janeiro

José Vieira C. Magalhães

São Paulo

José Vieira Fazenda

Rio de Janeiro

Júlio da Conceição

São Paulo

 

 

L

 

 

 

Laurentino Maia Filho

-

Liberalino Augusto de Almeida Cavalcante

-

Liberato Bittencourt, major

Rio de Janeiro

Luiz Aprígio Freire de Carvalho

Paraíba

Luiz José da Costa Filho

Sergipe

Luiz Peçanha

Minas Gerais

Luiz Romano Madeira de Melo

Rio Gde.do Norte

Luiz Romero de Melo

-

Luiz Salles Pessoa, Pe.

Paraíba

Luiz Santiago, Pe.

Paraíba

Luiz Sérgio Thomaz

São Paulo

Luiz Wanderley Torres

-

 

 

M

 

 

 

Manoel Baltazar Pereira Diegues Júnior

Alagoas

Manoel Cícero Peregrino da Silva

Rio de Janeiro

Manoel Dantas Correia de Góes

Paraíba

Manoel G. de Sant’ana Castro

Pernambuco

Manoel Medeiros

Rio Gde.do Norte

Manoel de Oliveira Lima

Rio de Janeiro

Manoel Pio Correria

Rio de Janeiro

Mário Barreto, gen.

Rio de Janeiro

Mário Boaventura Souto Maior

Pernambuco

Mário Mello

Pernambuco

Mário Moura Brasil do Amaral, des.

-

Mauro Motta

Pernambuco

Max Fleiuss

Rio de Janeiro

Miguel de Leonissa

Rio de Janeiro

Mozart Soriano Aderaldo

Ceará

 

 

N

 

 

 

Nelson Coelho de Lima

Minas Gerais

Nestor dos Santos Lima

Rio Gde.do Norte

 

 

O

 

 

 

Octacílio Camelo de Albuquerque

Rio de Janeiro

Odorico Pires Pinto

-

Olympio de Menezes

Bahia

Ordival Cassiano Gomes

Pernambuco

Otávio Augusto de Farias

Rio Gde. do Sul

 

 

P

 

 

 

Pascoal Bandeira Moura

Rio de Janeiro

Paulo Eleutério Alves da Silva

-

Pedro de Azevedo

Portugal

Pedro Celso Uchoa Cavalcanti

Pernambuco

Pedro Dias de Campos, major

São Paulo

Pedro Jacques Paes Botelho

Paraíba

Pedro Joaquim Wellez Botelho

-

Pedro Rodrigues de Almeida

São Paulo

Pedro Veloso da Costa

Pernambuco

Petrônio de Barros Mesquita

Pernambuco

 

 

R

 

 

 

Rafael Galanti, Pe.

Paraíba

Raphael Ferreira

Portugal

Raymundo de Moraes

Amazonas

Remígio de Bellido

Pará

Robert Lehmann Nitche

Argentina

Rodrigo Francisco Pereira

-

Romário Martins

Paraná

Rufino Tavares de Almeida Jr.

São Paulo

 

 

S

 

 

 

Samuel Campello

Pernambuco

Santino Maria da Silva Coutinho, bispo

Paraíba

Sebastião Galvão de Vasconcelos

Pernambuco

Sebastião Paraná

Paraná

Silva Telles

Portugal

Sylvio Romero

Rio de Janeiro

 

 

T

 

 

 

Tito Joaquim Lemos

São Paulo

 

 

V

 

 

 

Valdemar Valente

Pernambuco

Venâncio Neiva

Rio de Janeiro

Venâncio Willeke, OFM

Rio de Janeiro

Vicente de Melillo

São Paulo

Vicente Simões Pereira de Lemos

Rio Gde. do Norte

Visconde de Faria

França

Victorino do Rego Toscano Barreto

-

 

 

Z

 

 

 

Zózimo Consigliere Pedroso

Portugal

 

 

 

<--Página anterior       Início do Livro-->



|Inicial | O Que é o IHGP? |Histórico| Símbolos do IHGP |Diretoria |Sócios |Biblioteca |Arquivo |
| Museu |História da Paraíba| Publicações |Links |E-mail |Livro de Visitas | Notícias |


Editor do site