| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |



GALERIA DOS SÓCIOS
Cadeira no 48

* MANUEL BATISTA DE MEDEIROS

          Manuel Batista de Medeiros nasceu no dia 27 de julho de 1927, em Solânea, Paraíba; filho de João Batista Moreira e de Dª Maria Batista de Medeiros. É casado com Dª Vera Lúcia Azevedo de Medeiros, nascendo dessa união três Filhos: Emmanuel, Gibran e Luciana.

          Cursou o primário na Escola Pública da cidade natal e, em 1944, concluiu o secundário no Seminário Arquidiocesano Maior, de João Pessoa. É titulado pela Universidade Federal da Paraíba nos cursos: Bacharelado em Línguas Latinas, 1959; Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, 1964; Mestrado em Andragogia (Educação Permanente). No Recife, na Universidade Católica de Pernambuco graduou-se em Filosofia, 1970.

          Ordenado sacerdote em 1950, o Pe. Manuel Batista foi vigário da Paróquia de São Miguel de Taipu, celebrando a missa todos os meses na Capela do Engenho Itapuá, pertencente à família do escritor José Lins do Rêgo. Foi Capelão do Orfanato D. Ulrico, do Centro de Recuperação Feminina do Bom Pastor, dos Colégios Sagrada Família e Pio X, e da Igreja da Mercês, em João Pessoa, em 1968. Renunciou o sacerdócio e optou pelo casamento; para esta realização requereu permissão ao Papa Paulo VI, obtendo a concessão em 1970, quando se casou com Dª Vera.

          Dedicou-se ao magistério, exercendo as atividades: Professor Adjunto, por concurso público, das disciplinas Prática de Ensino em Português e de Literatura da Língua Portuguesa; professo-fundador da Cadeira de Direito Civil, da Faculdade de Ciências Jurídicas do IPÊ; professor catedrático de Latim, no Liceu Paraibano; professor de Latim e de Português, do Seminário da Paraíba; e professor de História Eclesiástica Primitiva e de Direito Canônico do Seminário Maior da Paraíba.

          Além do professor, exerceu outras atividades na área da educação. Foi fundador e primeiro reitor da Universidade Autônoma da Paraíba; membro da Comissão de Folclore, do Conselho Universitário e Chefe do Departamento de Metodologia da UFPB. Membro do Conselho Executivo do IPÊ. No campo jurídico, atuou como advogado e assessor da Presidência da SAELPA; Procurador Jurídico do IPÊ; Diretor do Departamento de Assistência do Menor (1963/1967); Procurador Jurídico do Estado, tendo ocupado a Procuradoria Geral, cargo no qual se aposentou.

          Como jornalista e escritor, colabora nos principais jornais da capital e em revistas especializadas. Foi Diretor-Presidente da Rádio Arapuan; Diretor Comercial do jornal A IMPRENSA; e Diretor-Presidente da Gráfica A IMPRENSA.

          Publicou os Livros: IDÉIAS, PESSOAS E COISAS, 1958; CRÔNICAS DE QUASE CRÍTICAS, 1963; PARAIBANOS NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS(Coletânea de Discursos), 1991; CONSTRUÇÕES LITERÁRIAS ACDÊMICAS, 1998, entre outros.

          É membro efetivo da Academia Paraibana de Letras, tendo sido Vice-Presidente por três anos e eleito Presidente por para dois mandatos de dois anos, tendo implantado, na Academia o Jardim de Academos. Ingressou na APL, em 26.09.85 e ocupa a cadeira nº 09, cujo patrono é Antônio Gomes A. Barreto.

          Ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano no dia 18 de junho de 1993, sendo saudado pelo Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares, para ocupar a cadeira nº 48, que tem como patrono o Monsenhor Francisco Severiano de Figueiredo.

          Sempre publica trabalhos na Revista do Instituto e participa de Comissão de Estudos.

          * Extraídos do Memorial do IHGP.



BITS

***** O HISTORIADOR Reinaldo Carneiro Leão, diretor do Instituto Arqueológico e Histórico Pernambucano, teve seu nome aprovado pela Diretoria do Instituto para ingressar no Quadro de Sócios Correspondentes.

***** TAMBÉM o escritor Tobias Pinheiros, presidente da Academia Carioca de Letras, receberá o Título de Sócio Correspondente do Instituto.

***** NOSSOS confrades Jayme de Altavila, de Alagoas; Maria Thetis Nunes, de Sergipe; e Melquíades Pinto Paiva, do Ceará, foram eleitos Sócios Correspondentes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

***** OS ASSOCIADOS Joacil de Britto Pereira e Luiz Hugo Guimarães, dia 25 de Julho, foram homenageados pelo Rotary Club de João Pessoa na passagem do Dia do Escritor, tendo o confrade Joacil Pereira proferido palestra sobre aquela data.

***** O CONFRADE Reinaldo de Oliveira Sobrinho deu início à edição do II volume do seu livro ANOTAÇÕES PARA A HISTÓRIA DA PARAÍBA.

***** JÁ se encontra editado o livro do consócio José Rafael de Menezes, intitulado O ENSAÍSMO DE JOSÉ LINS DO RÊGO, o qual será lançado brevemente.

***** DIA 25 de julho, o confrade Nelson Coelho da Silva, foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado em sessão solene no Teatro Santa Roza, ocasião em que recebeu o Diploma do Mérito Jornalístico e a Medalha Antônio Mariz.

***** A REVISTA do Instituto n.º 36 já se encontra editorada, pronta para ser editada. Nela vamos encontrar trabalhos de Wellington Aguiar, Joaquim Osterne Carneiro, Luiz de Barros Guimarães, Mário da Cunha Raposo, Adauto Ramos, Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins, Marcus Odilon, José Octávio de Arruda Mello, Humberto Fonsêca de Lucena e Luiz Hugo Guimarães.

          Também estão publicados os discursos proferidos pelos consócios em diversas ocasiões.

          Entre os colaboradores registramos trabalhos de Fernando Whitaker da Cunha, Elza Regis de Oliveira, Alberto Martins da Silva, Tancredo Torres, Expedito Ramalho de Alencar e José Antônio de Ávila Sacramento.

***** EM NOVEMBRO, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro realizará o II Colóquio de Institutos Históricos do Rio de Janeiro.

          Um dos temas do conclave é "O Barão do Rio Branco e Sua Obra"; como se sabe, o embaixador José Maria da Silva Paranhos Júnior foi presidente do IHGB entre 1907 e 1912.

***** O INSTITUTO Histórico e Geográfico de Mato Grosso teve sua Diretoria renovada assumindo a Presidência o confrade João Carlos Vicente Ferreira, em substituição a dinâmica confreira Elizabeth Madureira Siqueira.

***** NOSSO consócio Adauto Ramos, que vem se dedicando a pesquisar a história do município de Sobrado, PB, descobriu uma sesmaria inédita: a Sesmaria de Balthasar Fernandes Freire e Gaspar Dias de Beco no rio Gurinhém, datada de 1619, cujo conteúdo já incluiu em uma plaqueta, a 5ª para a História do Sobrado.

***** A Comissão de História do Instituto, presidida pelo confrade Hélio Zenaide, está programando várias palestras para setembro.



NOTÍCIAS

NOVO SÓCIO

          No dia 16 do corrente, em sessão solene bastante prestigiada por presenças ilustres, foi empossado como Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano o historiador Luiz de Barros Guimarães, para ocupar a cadeira n.º 05, cujo patrono é o ex-Governador da Província Fernando Delgado de Castilho Freire, e era ocupada pelo historiador Wilson Nóbrega Seixas.

          Além do diploma a que faz jus, Luiz Guimarães recebeu a Comenda do Mérito Cultural "José Maria dos Santos". Foi saudado pelo consócio Guilherme da Silveira Gomes d'Avila Lins.

          Durante a posse, o presidente Luiz Hugo Guimarães prestou uma homenagem à memória do historiador Wislson Nóbrega Seixas, ex-ocupante daquela cadeira.

ASCENDINO NA APL

          Nosso consócio Ascendino Leite, dia 22, foi eleito para Sócio Efetivo da Academia Paraibana de Letras, onde ocupará a cadeira n.º 08, cujo patrono é Afonso Campos e o último ocupante é seu filho Aluízio Afonso Campos.

          Nossa Academia de Letras presta, embora tardiamente, uma justa homenagem a um dos nossos maiores escritores brasileiros.

BIBLIOTECA MODERNA

          Dia 26, foi concluído o trabalho de montagem dos arquivos deslizantes que substituíram as tradicionais estantes que tomavam grande espaço do nosso pavimento térreo.

          Já foram iniciados os trabalhos de higienização, seleção e catalogação do acervo geral do Instituto, que se seguirá com a informatização desse acervo para facilitar a consulta dos nossos usuários.

          A inauguração da Biblioteca "Irineu Pinto" restaurada e modernizada deverá ser inaugurada no próximo dia 7 de setembro, data da fundação do Instituto Histórico, que completará 97 anos de existência, sendo a instituição cultural mais antiga do Estado em funcionamento.

IN MEMORIAM

          Será em outubro próximo a homenagem póstuma a ser prestada ao nosso ex-associado Fernando Melo do Nascimento, sendo orador oficial do Instituto o confrade Joaquim Osterne Carneiro, colega de profissão do homenageado.

LANÇAMENTO

          Em setembro, será lançado no Instituto a 2ª edição do livro 1964: RECORDAÇÕES DA ILHA MALDITA, do consócio Luiz Hugo Guimarães, esgotado desde 1988, quando foi lançado pela primeira vez.

          O livro, impresso nas oficinas de A UNIÃO EDITORA, foi publicado dentro do Programa Cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba "José Lins do Rêgo" , dirigido pelo professor Damião Ramos Cavalcanti, que fará a apresentação da obra.

REELEIÇÃO

          Em movimento coletivo dos associados da Academia Paraibana de Letras, foi alterado o Estatuto daquela entidade para permitir a reeleição do nosso consócio Joacil de Britto Pereira, que à frente da Academia vem realizando operosa administração.


Voltar para boletins do IHGP

Voltar para Publicações do IHGP



| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |