INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO/IHGP
Fundado em 7 de setembro de 1905
Declarado de Utilidade Pública pela Lei no 317, de 1909
CGC 09.249.830/0001-21 - Fone: 0xx83 3222-0513
CEP 58.013-080 - Rua Barão do Abiaí, 64 - João Pessoa-Paraíba

| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |

Anais do IHGP


Clique aqui para ler o sumário e a apresentação
Clique aqui para ler o livro completo!
Anais do I Encontro
de Institutos Históricos
Anais do Ciclo de
Debates do IHGP






Anais do I Encontro de Institutos Históricos



SUMÁRIO



Encontro Regional de Institutos Históricos / 7

Relatório das Atividades do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano / 11

Relatório das Atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas / 25

Relatório das Atividades do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano / 31

Relatório das Atividades do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte / 37

Relatório das Atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande / 53

Relatório das Atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Patos / 57

Comunicação do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte / 61

Comunicação do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano / 81

Flagrantes do I Encontro / 89




          ENCONTRO REGIONAL
DE INSTITUTOS HISTÓRICOS

        Realizou-se nos dias 25 e 26 de novembro do ano 2000 o I Encontro Regional dos Institutos Históricos de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O evento ocorreu na sede do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, com a presença de delegações dos Institutos daqueles Estados.
        Como a iniciativa do evento partiu do Instituto Paraibano, o I Encontro realizou-se em João Pessoa, sendo a maior delegação a de Pernambuco, que veio liderada por seu presidente José Luiz da Mota Menezes e constituída de Reinaldo Carneiro Leão, Maria Cristina Cavalcanti, Yony Sampaio, Fernanda Ivo, Luzilá Gonçalves Ferreira e Everaldo Azevedo Pontes. Do Rio Grande do Norte, compareceram o presidente Enélio Lima Petrovich e os associados Olavo de Medeiros Filho, Fátima Martins Lopes e, como convidado, o professor Augusto Guilherme Mesquita Lima, da Universidade Nova de Lisboa, ora lecionando na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A delegação de Alagoas foi constituída por seu presidente, historiador Jayme de Altavila e do vice-presidente Douglas Apprato, que vieram acompanhados de suas esposas. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, historiador Amaury Vasconcelos; do Instituto Histórico de Patos, Jornalista José Romildo de Souza; e do Instituto Histórico do Amazonas, o diretor Manoel Roberto Lima Mendonça.
        Os associados do Instituto Paraibano prestigiaram a solenidade de abertura do Encontro, registrando-se a presença do presidente Luiz Hugo Guimarães, do vice-presidente Dorgival Terceiro Neto, do secretário geral Adauto Ramos, da 1a secretária Waldice Mendonça Porto, do diretor de atividades culturais Deusdedit Leitão e dos seguintes associados: Altamir Milanez, Balila Palmeira, Carmen Coelho de Miranda Freire, Diana Soares Galliza, Rosilda Cartaxo, Glauce Maria Navarro Burity, Péricles Vitório Serafim, Guilherme d'Avila Lins, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, Wellington Aguiar, José Octávio de Arruda Mello, Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares, Joacil de Britto Pereira, Flávio Sátiro Fernandes.








ANAIS DO CICLO DE DEBATES DO IHGP
A Paraíba nos 500 Anos do Brasil
Clique aqui e leia o livro completo!

Apresentação


Clique aqui e leia o livro completo!

        Há bastante tempo o Instituto Histórico não tinha assumido a responsabilidade de promover um evento cultural da envergadura deste Ciclo de Debates.
        O primeiro ocorreu em maio de 1922, quando tivemos o ensejo de realizar, em nossa sede, o VII Congresso Brasileiro de Geografia, com a participação de representantes de 11 Estados.
        Nos anos de 1968 e 1969, com o apoio de outras instituições culturais, promovemos um Curso de Geografia, um Curso de História da Paraíba e um Curso de História Econômica, todos em menor dimensão que este. De lá pra cá, fizemos alguns seminários e simpósios de pequena duração.
        Neste ano, aproveitamos o ensejo da passagem dos 500 anos da descoberta do Brasil para reiniciar nossos grandes eventos culturais de participação coletiva.
        Foi assim que, em julho último, esta Presidência propôs e o plenário do Instituto aprovou a realização deste Ciclo de Debates, iniciado no dia 15 de setembro e encerrado a 12 de novembro de 1999.
        O objetivo foi revisar os episódios da participação da Paraíba nos 500 anos do Brasil, sendo incluído no temário algumas das principais ocorrências da história brasileira em que a Paraíba se evidenciou.
        O interesse demonstrado pelo Ciclo surpreendeu-nos pelo nível dos debates e dos participantes, dos quais oitenta por cento eram de níveis pré-universitário e superior.
        Do temário constou: o exame da participação da Paraíba nos períodos Colonial, Imperial e da Primeira República; a conquista da Paraíba; suas nações indígenas; os holandeses; as lutas nativistas; a escravatura; a Revolução de 1930; o movimento militar de 1964; a imprensa; a igreja; a inquisição; a maçonaria; a produção literária; a historiografia e os historiadores paraibanos. Esses foram alguns dos temas abordados pelos nossos consócios e professores de História da Universidade Federal da Paraíba.
        O êxito do certame não era de surpreender, pois novos subsídios foram acrescidos a nossa historiografia e muitos pontos ainda não bem examinados e interpretados foram apontados para posterior estudo e pesquisa.
        O esforço da Diretoria do Instituto, dos seus associados e servidores, dos expositores e debatedores poderá ser avaliado na leitura dos presentes ANAIS, que agora levamos ao público com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, dentro do programa do Governo do Estado de apoio à celebração da passagem do V Centenário do Descobrimento do Brasil, através do Comitê especial criado com essa finalidade.
        Registramos aqui um agradecimento especial aos expositores e debatedores oficiais convidados pela Comissão Organizadora para participarem do evento, que se houveram com bastante brilho.
        Como expositores apresentaram excelentes trabalhos, pela ordem dos temas apreciados, os seguintes participantes: professora Regina Célia Gonçalves, da UFPB; professora Rosa Maria Godoy Silveira, chefe do Departamento de História da UFPB; Luiz Hugo Guimarães, presidente do IHGP; historiadora Waldice Mendonça Porto, 1a secretária do IHGP; historiador Wilson Nóbrega Seixas, do IHGP; etnólogo José Elias Borges Barbosa, da UFPB e IHGP; historiador Aécio Vilar de Aquino, do IHGP; historiador José Octávio de Arruda Mello, do IHGP, Unipê e UEPB; historiadora Diana Soares de Galliza, da UFPB e IHGP; historiador Humberto Cavalcanti de Mello, da UFPB e IHGP; Martha Falcão, da UFPB e IHGP; Manuel Batista de Medeiros, da UNIPÊ, APL e IHGP; jornalista e historiadora Fátima Araújo, do IHGP; historiador Carlos André Macedo Cavalcanti, da UFPB e Diretor Cultural da FUNESC; jornalista e historiador Hélio Nóbrega Zenaide, do IHGP; escritor e historiador Joacil de Britto Pereira, do IHGP e presidente da APL; historiador Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins, presidente do IPGH e membro do IHGP; historiador Olavo de Medeiros Filho, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
        Entre os debatedores oficiais, contamos com o concurso das seguintes pessoas: historiador Wellington Aguiar, do IHGP e Diretor do Arquivo Público do Estado; Marcus Odilon Ribeiro Coutinho, do IHGP; Joacil Pereira, do IHGP; Waldice Mendonça Porto, do IHGP; professora Inês Caminha Lopes Rodrigues, da UFPB e UEPB; Aécio Vilar de Aquino, do IHGP; historiador Dorgival Terceiro Neto, da APL e vice-presidente do IHGP; Luiz Hugo Guimarães, do IHGP; Monsenhor Eurivaldo Caldas Tavares, do IHGP; Zilma Ferreira Pinto, do IPGH; Edgard Bartolini Filho, grão mestre da Maçonaria; jornalista e escritor Luiz Gonzaga Rodrigues, da APL.

João Pessoa, janeiro de 2000.
Luiz Hugo Guimarães
Presidente(1925-2009)

Clique aqui e leia o livro completo!




SUMÁRIO
(Clique nos links a baixo para ler o livro)

APRESENTAÇÃO.............................................................................................................. 05
A PARAÍBA NO PERÍODO COLONIAL
Expositora: Regina Célia Gonçalves
Debatedor: Wellington Aguiar.............................................................................................. 11
A PARAÍBA DURANTE O IMPÉRIO
Expositora Rosa Maria Godoy Silveira
Debatedor: Marcus Odilon Ribeiro Coutinho............................................................................ 31
A PARAÍBA E A PRIMEIRA REPÚBLICA
Expositor: Luiz Hugo Guimarães
Debatedor: Joacil de Britto Pereira....................................................................................... 53
A CONQUISTA DA PARAÍBA
Expositora: Waldice Mendonça Porto
Debatedor: Guilherme d'Avila Lins........................................................................................ 83
A CONQUISTA DO SERTÃO PARAIBANO
Expositor: Wilson Nóbrega Seixas........................................................................................ 99
AS NAÇÕES INDÍGENAS DA PARAÍBA
Expositor: José Elias Borges Barbosa
Debatedora: Waldice Mendonça Porto................................................................................. 125
OS HOLANDESES NA PARAÍBA
Expositor: Aécio Villar de Aquino
Debatedor: Luiz de Barros Guimarães.................................................................................. 141
A ESCRAVIDÃO NA PARAÍBA
Expositora: Diana Soares de Galliza
Debatedora: Waldice Mendonça Porto................................................................................. 155
AS LUTAS NATIVISTAS NA PARAÍBA
Expositor: José Octávio de Arruda Mello
Debatedora: Inês Caminha Lopes Rodrigues......................................................................... 169
A REVOLUÇÃO DE 30 E A PARAÍBA
Expositor: Humberto Cavalcanti de Mello
Debatedor: Dorgival Terceiro Neto..................................................................................... 191
O MOVIMENTO DE 64 E A PARAÍBA
Expositora: Martha Falcão
Debatedor: Luiz Hugo Guimarães........................................................................................ 219
A IMPRENSA NA PARAÍBA
Expositora Fátima Araújo.................................................................................................. 245
A IGREJA NA PARAÍBA
Expositor: Manuel Batista de Medeiros
Debatedor: Eurivaldo Caldas Tavares.................................................................................. 261
A INQUISIÇÃO NA PARAÍBA
Expositor: Carlos André Macêdo Cavalcanti
Debatedora: Zilma Ferreira Pinto........................................................................................ 283
A MAÇONARIA NA PARAÍBA
Expositor: Hélio Nóbrega Zenaide Filho
Debatedor: Edgard Bartolini Filho........................................................................................ 311
A PRODUÇÃO LITERÁRIA NA PARAÍBA
Expositor: Joacil de Britto Pereira
Debatedor: Luiz Gonzaga Rodrigues.................................................................................... 333
HISTORIOGRAFIA E HISTORIADORES PARAIBANOS
Expositor: Guilherme d'Avila Lins
Debatedor: Luiz Hugo Guimarães........................................................................................ 355
PRESENÇA PARAIBANA NA CONQUISTA DO RIO GRANDE
Expositor: Olavo de Medeiros Filho..................................................................................... 383

FLAGRANTES DO CICLO DE DEBATES............................................................................... 399

Clique aqui e leia o livro completo!

<-- Voltar para publicações do IHGP



| Inicial | O Que é o IHGP? | Histórico | Símbolos do IHGP | Diretoria | Sócios | Biblioteca | Arquivo |
| Museu | História da Paraíba | Publicações | Links | E-mail | Livro de Visitas | Notícias |


Editor do site